Greve dos Correios é decretada e você pode perder sua compra!

Hoje dia 11/09 foi decretada greve geral dos correios e os impactos em nossa sociedade deverão ser sentidas ao longo das semanas.

A nota da paralisação nacional veio por meio da Federação Interestadual dos Sindicados dos Correios (Findect) que alega que o movimento acontece por conta da proposta do governo de privatizar esse segmento.

Além disso, os trabalhadores tentam negociar a manutenção de seus direitos trabalhistas.

O governo tem estudado formas de privatizar o setor, mas isso não significa que isso realmente acontecerá. O governo em agosto apenas iniciou a fase de estudos e isso pode ser que na sua conclusão os Correios de fato não sejam privatizados, ou talvez uma parte.

A secretaria especial do PPI, Martha Seillier, os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e o da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, durante entrevista à imprensa no Palácio do Planalto, sobre as empresas públicas que serão incluídas na lista de privatização até o final do ano.

O Estudo, de acordo com a Martha Seillier, Secretária Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, é analisar a viabilidade econômica e o impacto com parcerias privadas.

Embora os trabalhadores estejam pedindo condições melhores, a máquina já está quebrada há alguns anos. O prejuízo já chega em R$ 3 bilhões de reais e continua crescendo.

Tanto esse impacto financeiro e a greve devem impactar na compra e nos serviços que muitas pessoas usam.

Compras feitas em sites gringos como Aliexpress ou Gearbest deverão começar a ficar empacadas em Curitiba, como aconteceu na última greve e muita gente perdeu seus produtos.

Comerciantes do Mercado Livre podem sofrer impacto.

Além disso, comerciantes independentes ou vendedores digitais (do Mercado Livre por exemplo), também terão impacto em suas entregas.

O impacto financeiro para pequenos empresários pode desestruturar ainda mais nossa economia.

Diante desses fatos se você comprou ou usa algum serviço dos Correios, procure monitorar as entregas e entrar em contato com eles caso seu produto fique preso em alguma etapa, isso ajuda a não deixar seu produto sumir do rastreio.

Agora se você é um comerciante, procure outras formas de entrega como o Fedex que tem programas focados em pequenas empresas.

Particularmente acho que o impacto só empurra os Correios para a privatização como existe em muitos locais do mundo.

Infelizmente de um lado e felizmente do outro, a dinâmica e estratégia de se atuar nesse ramo passou por uma mudança radical onde grande parte do processo de desembaraço dos produtos em países desenvolvidos é feito por máquinas, o que realmente gera um impacto na cadeia de profissionais.

Eu acredito que é o futuro, mas acredito também que os Correios serão privatizados de forma gradativa, mais ou menos como anda acontecendo com o Metrô das grandes capitais, mais robôs operando, menos gente, mas com melhor qualificação e uma qualidade superior.

Estou mentindo? O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *