Cuidado com o golpe no Instagram

Com o crescimento de usuários no Instagram, é natural que surgissem perfis voltados ao comércio.

Os dados são interessantíssimos para um empreendedor. Em 2017 foram mais de 200 milhões de pessoas fazendo negócios com a ferramenta.

E claro que onde existe oportunidade para pessoas corretas, sempre tem aquele que quer se aproveitar. Ou seja, o número de fraudes aumentou consideravelmente também e, em especial, no Brasil.

O golpe consiste em criar lojas virtuais (cada vez mais comuns) como se fossem microempreendedores, de produtos como venda de tênis, bolsa, roupas em geral.
Geralmente, com valores mais baixos do que o mercado utilizando empresa 100% laranja.

Tudo funciona normalmente, compra, depósito e envio. Porém, o envio é Fake.

Muitos brasileiros têm caído nesse golpe em busca de ofertas mais baratas e por não conseguirem ver a procedência ou tirar maiores informações sobre a empresa. Até telefone a empresa tem e os golpistas tentam retardar a ação do comprador para que consigam em um período atingir mais pessoas com o truque.

Uma vez que conseguem um determinado montante de dinheiro, eles fecham a loja e depois reabrem com outros produtos, nova conta e novos laranjas.

Para que você não caia nesses golpes sugerimos as seguintes dicas:

  • Olhe o CNPJ da loja na Receita Federal.
  • Busque pela empresa no Procon e Reclame Aqui.
  • Não aja por impulso!

Agir por impulso pode ser uma das melhores dicas. Procure planejar suas compras e conhecer bem os vendedores antes de qualquer ação.

Se você quer mais dicas de como lidar com dinheiro ou comprar mais barato de forma segura, separamos aqui alguns links que podem ser bem interessantes, bem como convidamos você para ouvir nosso podcast no Spotify (clique aqui), Apple Podcast (clique aqui), ou aqui no site (clique aqui).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *