Vamos conhecer seu perfil de investidor?

A análise do perfil do investidor (IPA) é um teste que visa encontrar o perfil de um investidor, a fim de alinhar seus investimentos a objetivos, estratégias e principalmente à exposição ao risco que ele pode enfrentar.

Qual a sua idade?

Qual é a sua principal fonte de renda?

Qual é o seu principal objetivo em relação ao seu dinheiro?

Qual a participação de seus ativos atualmente investidos em ativos financeiros?

Quando você espera recuperar esse investimento de volta?

Por que você está procurando investir?

Pelo seu conhecimento, no que você deseja investir?

Se seus investimentos causarem perdas de curto prazo, qual seria uma proporção que você aceitaria perder?

O que você espera em termos de ganhos?

Por quanto tempo sua reserva de emergência pode te apoiar?

Por quanto tempo você espera ter seu dinheiro investido?

Se os lucros de seus investimentos se tornarem negativos por um período, você:

Qual risco você pode aceitar com base em um retorno maior de seus investimentos?

Você já investiu em bolsas de valores?

Você já investiu em derivativos?

Qual frase abaixo você prefere mais?

Com que frequência você se preocupa com os resultados do seu portfólio?

Quanto você pode investir hoje?

Você tem algum dependente?

Qual é a sua posição diante das atuais oportunidades de investimento no Brasil?

Vamos conhecer seu perfil de investidor?
Conservador
Conservador O perfil conservador é intolerante ao risco. Não aceita assumir riscos, preferindo investimentos com garantia do capital investido, com retornos equivalentes a taxa de juros livre de risco (Selic) com vencimentos de curto prazo. Esse perfil está associado a uma menor lucratividade em comparação com um perfil agressivo, porque todo o capital (ou pelo menos a maioria) deve ser alocado à renda fixa. O perfil conservador coloca a segurança como ponto de partida para aplicações financeiras. As principais características do investidor conservador são: > Objetivo principal: proteção de capital; > Menor tolerância ao risco; > Não aceita volatilidade (evite bolsas); > Horizonte de tempo: curto prazo (até 1 ano); > Não aceite perder dinheiro; > Invista quase todo o capital em renda fixa.
Moderado
Moderado O perfil moderado tem um pouco mais de tolerância ao risco em relação ao perfil conservador. Esse tipo de investidor exige investimentos para garantir o capital investido, mas com disposição para aceitar algum risco em troca de obter um retorno mais alto e tem mais tolerância para investimentos de longo prazo. Seu principal objetivo é ter um retorno superior à média do mercado, com foco no prazo mais longo e assumindo algum risco de perda de capital investido. O perfil moderado deve diversificar os investimentos, mas deve investir um pouco em ações ou até desconsiderar esse tipo de investimento. As principais características do perfil moderado são: > Principal objetivo: buscar um melhor retorno no médio prazo > Tolerância média ao risco > Horizonte do tempo: médio prazo (1-3 anos) > Deseja ganhar mais do que renda fixa > Não fica desesperado para ver as oscilações das ações na bolsa de valores > Aplica-se principalmente à renda fixa, mas diversifica os investimentos para obter maior rentabilidade por fundos e ações de investimento
Agressivo
Agressivo O perfil agressivo, também denominado perfil arrojado, busca investimentos com altos retornos, em comparação à média do mercado. A tolerância ao risco é a mais alta de todos os perfis, mas não significa que ele aceitou perder o investimento, mas você conhece os riscos. Para obter um retorno mais alto, muitas vezes é necessário investir em ações. As ações flutuam acentuadamente e o investidor agressivo deve estar ciente disso e não pode se desesperar quando a ação diminuir, se isso acontecer. O horizonte de investimentos é de longo prazo, sabendo que é mais provável que investimentos de longo prazo tenham rentabilidade diferenciada. As principais características do perfil agressivo são: > Objetivo principal: obter um retorno superior à média do mercado; > Maior tolerância ao risco; > Horizonte temporal: longo prazo (acima de 3 anos); > Aceitou o risco de perder parte do capital investido em troca de maior rentabilidade; > Não fique desesperado para ver as oscilações das ações na bolsa de valores; > Investem grande parte de seu capital social, fundos de ações, fundos de hedge e frequentemente derivativos, mas com parte do capital em renda fixa.