Estamos vivendo um furacão de inovações e claro que o setor automobilístico passa por isso também. As duas vertentes mais gritantes são os carros inteligentes e os carros elétricos.
Este último, na minha opinião, será o futuro dentro de 5 a 10 anos.
São fatos, notícias e movimentações do mercado que me fazem acreditar nisso.
E a mais nova é o anúncio da Honda realizado dia 05/09 que pretende ter 100% de suas vendas em automóveis eletrificados até 2025 na Europa. Já esta aí, não é mesmo?
Com isso eles apresentaram o Honda e. um carro compacto, elétrico e moderno. Focado para quem vive na cidade.
Oficialmente ele será apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt, na Alemanha, no início da semana que vem.
Feito para ser acessível em termos financeiros, ele não é um carro luxuoso, mas tem alguns aspectos bem curiosos, como por exemplo: Maçanetas retrateis, ou seja, elas ficam dentro do carro e quando desbloqueado as travas pelo controle remoto do carro, elas saem para fora.
Outro ponto interessante é que o carro não possui espelhos, mas sim câmeras, então toda visão periférica você terá no painel central do carro.
O Honda e. também vem com IA (Inteligência Artificial) dando total conectividade entre seus gadges e o carro: É o Honda Personal Assistant.
O grande diferencial desse assistente é que ele tem uma base de armazenamento de dados que estuda o dono do carro e como ele fala, para que com o passar do tempo ambos sejam “íntimos” para se entender com poucas palavras. Isso me dá medo, não te dá?
Mas se eu me basear que passo cerca de 3 horas por dia no meu carro, faz sentido eu ter uma intimidade com ele. Rsrsrsrs…
Outra parte bem interessante é o app My Honda + que deixa seu smartphone conectado ao carro, onde um robô é responsável pela segurança, monitoramento e localização. Roubar carro agora vai ser coisa de Hacker, né?
Além disso o My Honda + possibilita que você configure algumas coisas a distância, como por exemplo climatização. Está frio? Que bom seria sair de casa e já entrar em um carro quentinho.
Parece um sonho não é mesmo?
A ideia da Honda é começar a cultura de carros elétricos primeiro pela Europa, EUA e Canadá e depois aos poucos pulverizar ao redor do mundo.
O uso de eletricidade para “abastecer” os carros é uma batalha complexa, principalmente em países de terceiro mundo como o nosso, no qual uma grande fatia econômica é dominada por esse mercado de petróleo/gasolina. Mas sem dúvidas nenhuma, para um upgrade de vida como civilização que zela pelo planeta, o futuro será através da energia elétrica. Além de conseguirmos ela de formas muito mais sustentáveis, também tem um papel fundamental na economia.
Eu quero um e você?