Acho que podemos dizer que o mundo POP está sim sendo controlado por grandes corporações e essa notícia vem com um peso financeiro.
Mas para entender a Apple querer comprar a Netflix, a gente tem que ver o que tem acontecido com as duas marcas no mercado e a resposta é direta e reta: estão ficando fracas.
Isso mesmo, embora ambas tenham e são sinônimo de qualidade, a verdade é que elas começaram a rivalizar com outros produtos que começaram a ameaça-las.
No caso na Netflix, já falamos aqui diversas vezes, que a empresa tem perdido mercado e assinantes mês a mês e isso não está associado a sua qualidade, mas sim aos concorrentes que estão melhorando seu catalogo de streaming com preço mais acessível e de quebra tem a Disney Plus juntamente com o HBO Max que deram duros golpes na empresa que se viu em um momento de vomitar a cada mês mais e mais conteúdos exclusivos.
Ou vai dizer que você não percebeu isso?
Essa estratégia de começar a lançar muitas séries todo o mês está vindo como uma tentativa de “abafa” ao Disney Plus que já prometeu ser mais barato e completo que o Netflix e nós não duvidamos disso, afinal a Disney comprou Marvel, Star Wars, Fox, Simpsoms e outras grandes marcas com tudo que tem direito, fora os conteúdos exclusivos.
Do outro lado, nós temos a Apple que ainda é uma gigante mas que só em 2018 teve uma queda de 26% em suas ações e este ano a Apple apresentou uma terrível queda de venda nos celulares. Também muito em parte pelos concorrentes que tem conseguido se aproximar na qualidade e na estratégia, como a Xiaomi. Esse declínio de vendas vem acontecendo desde 2010, mas somente este ano que a grande maçã da tecnologia sentiu o baque.
Logo, pressionado pelos investidores, a Apple contratou a empresa JPMorgan Chase para avaliar qual as melhores empresas do mercado para que a Apple possa fazer aquisições do ponto de vista estratégico que a colocaria do front do game.
Entre as empresas avaliadas estão: Sono, Activision Blizzard e Netflix.
Devido a tal cenário das duas empresas o contato já foi iniciado e particularmente eu vejo isso com bons olhos, pois somente com esse posicionamento teremos briga de peixe grande com peixe grande, principalmente falando de serviços de filmes e séries em streaming. E claro, daria uma baita valorizada na marca da Apple.
O rumor é de que a Apple tem como meta usar seu balanço de caixa para fazer uma proposta em torno de U$ 130 bilhões de dólares.
De acordo com o analista Samik Chatterjee da JPMorgan, avaliar uma empresa a ser comprada não somente pelo valor, mas no impacto que isso pode gerar de benefícios para uma merca não significa evidentemente que a compra será fácil. Até mesmo porque no relatório apresentado, Chatterjee alegou que o valor de mercado da Netflix deve girar em torno de U$228 Bilhões, mais ou menos o dobro que a Apple está disposta a oferecer.
A perspectiva de tal acordo oferece um nível de oportunidade incrível para as duas marcas, mas vale a ressalva que a Netflix sempre foi uma empresa muito difícil de se negociar. A própria Disney já tentou fazer a aquisição da empresa e não conseguiu, o que resultou na compra da HULU, concorrente de menor expressão do Netflix, mas famoso nos EUA.
E aí? Dessa vez dá casamento? O que você acha?
Eu acho que não dá. ;P
A briga entre Apple, Amazon e Google é pesada. A mais promissora é o google, lógico, a apple está desesperada para expandir seu mercado.
É verdade Andrei, e esse desespero vai ser bacana de ser ver nos próximos dias. rsrsrsrs…