Nosso querido ministro da economia Paulo Guedes (querido porque vai diminuir o imposto, né?) deverá dar aval para a Camex (Câmara de Comercio Exterior) baixar uma resolução que, em resumo, significa zerar as taxas sobres produtos eletrônicos importados.
Vale lembrar que essa era uma das medidas vendidas pelo governo de Bolsonaro e que quem levava essa bandeira era o próprio Guedes.
A medida deverá vir na sequência da aprovação da reforma da Previdência.
Chamada de Taxa Zero e aprovada pela Camex, a resolução segue a linha de tirar as taxas de importação para produtos que tenham a mesma e exata configuração de produção em produtos eletrônicos. Ou seja, tem que existir a marca aqui e tem que garantir que o produto seja original para não ser taxado.
Para o mercado nacional a notícia é vista como uma bomba, pois pode afetar consideravelmente a produção no país.
Na minha visão, consigo ver os dois lados da moeda. Nós, consumidores, brigando por produtos mais baratos e o mercado inflado em seus valores (muito em parte por conta das taxas), mas venhamos e convenhamos as taxas não transformam um smatphone top de linha em um item da burguesia custando quase R$ 10.000,00. Sim estou falando do iPhone X.
Certamente, para produtos como esses o preço deverá cair ou traremos de fora.
E você o que acha dessa notícia? Concorda com a minha visão?
Você curte esse lance de comprar mais barato, economizar, enfim… tudo que tem ligação com educação financeira? Que tal escutar nosso podcasts? Humor, conhecimento e a boa e velha escola nerd. Experimente um deles abaixo: