Você sabia que muitas peças do iPhone, iPad e Macs vem da China?
Pior que saber disso agora é saber que a Apple pediu para algumas de suas fabricantes como Foxconn, Wistron e Pegatron produzam essas peças fora da China.
Isso poderá impactar na produção de 30% das peças dos aparelhos. Tudo isso está acontecendo por causa da guerra comercial entre o Trump com os chineses.
Já falamos muito aqui que isso prejudica o consumidor final e a economia global. O Huawai, uma marca japonesa, está sendo muito prejudicada com essa guerra.
Agora, marcas americanas podem sofrer o mesmo.
Com muitas fábricas produzindo peças na China, a saída de parte da produção da Apple não vai só impactar no valor do produto, mas também em queda considerável nas vendas.
Fora dos Estados Unidos e Europa, aparelhos da Apple são considerados produtos de luxo, pois são absurdamente caros e é exatamente nos países emergentes como Brasil, Argentina, Chile, que os consumidores investem nesse tipo de tecnologia.
O valor seria inviável para o bolso de quem economiza.
Estima-se que o valor dos produtos poderia subir em 50% no Brasil, isso baseado nas taxas que aqui são colocadas. Assim, chegaríamos ao contraste de escolher comprar um celular ou um carro.
Fato mais profundo que mexer com seu bolso pagando mais caro é que, se realmente a Apple sair da China, irá impactar diretamente na vida da população, estima-se que o trabalho indireto de empresas produzindo softwares e hardwares para a Apple envolve milhões de empregados. e Tudo causaria um grande número de desempregados.
A visão de Trump é radical e pode afetar pessoas de diferentes países, incluído os Estados Unidos.
Nunca o melhor caminho é o extremismo, ainda mais quando se envolve economia e emprego.
Não é mesmo?
O que você acha da saída da Apple da China? Você consome produtos Apple? Diz pra mim.
Separamos abaixo mais assuntos interessantes sobre economia com mundo geek.